Clique para vizualizar o panorama
 

A Catedral Basílica de Maringá é a mais alta catedral da América Latina. Foi inspirada e idealizada na era dos "spoutiniks" (a palavra "poustinikki" designa o peregrino que se afasta do mundo para ficar mais perto de Deus). De forma cônica, possui um diâmetro de 50 metros e uma nave única, circular, com diâmetro interno de 38 metros. O cone possui uma altura externa de 114 metros, sustentando uma cruz de 10 metros, perfazendo um total de 124 metros de altura. Sua capacidade é de 3.500 pessoas, que podem ser distribuídas em duas galerias internas superpostas.

A porta principal está voltada para o norte; a Capela do Santíssimo para o sol nascente e a do Batistério para o poente. Ao sul a grande porta que leva a cripta, onde serão sepultados os Bispos, e que está sob o altar mor. No interior dos dois cones a 45 metros de altura, encontra-se o ossário, com 1.360 lóculos, que os fiéis adquirem para guardar os restos mortais de seus entes queridos.

A Pedra Fundamental (um pedaço de mármore retirado nas escavações da Basílica de São Pedro, em Roma, e bento pelo Papa Pio XII) foi lançada a 15 de agosto de 1958, em cerimônia promovida pelo Bispo Diocesano, Dom Jaime Luiz Coelho, e presidida pelo então Arcebispo de Curitiba, dom Manuel da Silveira D'Elboux.

Praça da Catedral. S/N
Centro - Maringá-PR
Telefone: (44) 3227-1993
E-mail:catedral@arquimaringa.org.br
id3d > PANORAMAS | SIMULAÇÕES 3D | CONTATO
© 2005 - 2008 - ID3D Panoramas e Simulações 3D de Ambientes.
All rights reserved - falecom@id3d.com.br
Este site requer Quicktime ou Java.
eXTReMe Tracker